Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024

Brasil

Publicada em 24/03/23 às 11:01h - 18 visualizações
Pessoas com osteoporose correm mais risco de ter demência, diz estudo
Pesquisadores da Universidade Erasmus, na Holanda, encontraram ligação entre a perda da densidade óssea seguida e o diagnóstico de demência

metropoles

 (Foto: metropoles)

Pessoas com baixa densidade óssea – condição popularmente conhecida como osteoporose – correm 42% mais risco de desenvolver demência, em comparação com indivíduos com ossos saudáveis. Isso é o que mostra um estudo publicado nessa quarta-feira (22/3) na revista Neurology, da Academia Americana de Neurologia.

Pesquisas anteriores já mostraram que fatores como a dieta e a prática de exercícios físicos podem afetar a saúde dos ossos de maneiras diferentes, bem como o risco de uma pessoa desenvolver demência. O novo estudo feito por cientistas do Centro Médico da Universidade Erasmus, na Holanda, encontrou uma ligação entre a perda óssea e a recorrência de deficiências cognitivas.

“É possível que a perda óssea ocorra já nas fases iniciais da demência, anos antes de qualquer sintoma se manifestar. Se esse for o caso, a perda óssea poderia ser um indicador de risco e os pacientes poderiam ser alvo de triagem e melhor atendimento”, sugere o autor do estudo, o médico Mohammad Arfan Ikram, do Centro Médico da Universidade Erasmus, na Holanda.

O estudo foi feito com 3.651 pessoas com idade média de 72 anos. Por mais de uma década, os voluntários passaram por exames de raio-X para avaliação da densidade óssea, fizeram testes físicos, cintilografia óssea e testes para demência.

Quando o experimento começou, nenhum dos participantes sofria de demência, mas 19% deles (688 pessoas) desenvolveram a síndrome em um período médio de 11 anos. Dos 1.211 participantes com menor densidade óssea corporal total, 90 desenvolveram deficiências cognitivas em dez anos. Entre as 1.211 pessoas com maior densidade óssea, 52 terminaram o estudo com diagnóstico de demência.

Depois de ajustar os fatores de perfil dos voluntários, como idade, sexo e histórico familiar de demência, os pesquisadores descobriram que as pessoas com a menor densidade óssea tinham 42% mais chances de desenvolver a condição do que os indivíduos no grupo com ossos mais saudáveis.

Os autores do estudo destacam que os resultados mostram apenas uma associação entre as duas condições. Eles não provam que a baixa densidade óssea cause demência. “Mais estudos são necessários para entender a conexão entre densidade óssea e perda de memória”, afirma Ikram.

Fonte : Metrópoles




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:





(82)99687-3756

Hora Certa

Bate Papo

Digite seu NOME:


Estatísticas
Visitas: 19065 Usuários Online: 6


Agenda



Nenhum Evento cadastrado







Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - RADIO ABAÇA DE OBAILEGY - Todos os direitos reservados