Chuvas devem continuar em Alagoas; Semarh alerta para elevação do nível dos rios

  • 02/07/2022
  • 0 Comentário(s)

Chuvas devem continuar em Alagoas; Semarh alerta para elevação do nível dos rios

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu três alertas para Alagoas, com previsão de continuidade das chuvas na maioria dos municípios. Já a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) emitiu aviso hidrológico apontando para a elevação, principalmente, dos níveis dos rios Mundaú e Paraíba.

Algumas cidades já estão sofrendo com os efeitos das fortes chuvas e registraram alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamentosSantana do Mundaú é uma das cidades onde já foram registrados alagamentos em diversos pontos. As águas do Rio Mundaú devem continuar subindoO Inmet emitiu dois alertas laranjas, que indicam situação meteorológica perigosa, para as cidades do leste, agreste e sertão do estado. Além de um alerta amarelo, que indica situação meteorológica potencialmente perigosa, para outros municípios do agreste e do sertão.De acordo com órgão, a previsão vale até o sábado (2) e indica acumulados de chuvas entre 50 e 100mm/dia.

O aviso hidrológico da Semarh, atualizado às 14h, desta sexta-feira, 1º, aponta que o rio Mundaú e seus afluentes já ultrapassaram as cotas de transbordamento nos municípios de Santana do Mundaú e São José da Laje e que a tendência é que o rio siga subindo.

Além disso, com a previsão de continuidade das chuvas, União dos Palmares, Branquinha, Murici e Rio Largo estão em estado de atenção, pois o rio Mundaú pode ultrapassar a calha entre a tarde e noite de hoje.Já o Rio Paraíba ultrapassou a cota de transbordamento em Paulo Jacinto e a tendência é de elevação com risco de transbordamento em Viçosa, Cajueiro, Capela e Atalaia.

No município de Quebrangulo, houve transbordamento na área urbana, decorrente da elevação do riacho Quebrangulinho.

Os rios Jacuípe, Santo Antônio, Camaragibe e Manguaba estão em elevação, com risco de transbordo de suas respectivas calhas; Existe risco de transbordamento dos pequenos rios e riachos das regiões ambientais do Litoral, incluindo a região metropolitana, e da Zona da Mata, devido ao acúmulo de chuva das últimas horas. Há possibilidade de elevação substancial do rio Traipú nas regiões do Agreste e Sertão Alagoano.

Há também, alerta da Marinha para ressaca do mar com ondas de até 2,5 metros. VEJA

alagoas24hora


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Anunciantes